Ícones da Literatura

05 Fatos sobre Cora Coralina

Cora Coralina

Mulheres importantes dentro da literatura

No post de hoje vamos falar um pouco sobre Cora Coralina, uma mulher que inspirou e continua inspirando muitas pessoas com sua história de vida.

Cora teve uma vida difícil, era pobre e não terminou a escola, mas isso não barrou sua vontade de escrever e se eternizar. Logo na adolescência ela passou a publicar contos e poemas no jornal local que ela mesmo fundou com suas amigas.

Ela não teve grandes aventuras na vida, foi uma mulher simples do interior como tantas outras, casou, teve filhos, cuidou da casa, mas nunca deixou morrer o desejo de escrever e, foi bem tarde, já na velhice que viu seu primeiro livro ser publicado oficialmente e depois, não parou mais.

Dona de inúmeras premiações, ela escreveu sobre sua vida e as dificuldades que muitas pessoas a margem da sociedade vivenciaram. Ela deu voz para quem não tinha nenhuma e suas palavras viraram seu manifesto.

Cora nos ensina muito, principalmente a nunca desistir dos nossos sonhos, a não se calar diante das injustiças e principalmente a transformar as nossas palavras em força.

Mais de 130 anos desde o nascimento de Cora , e ela ainda é uma das importante figuras da literatura nacional.

━━━━━━ ⊙ ━━━━━━ ━━━━━━ ⊙ ━━━━━━

Fique agora com os 05 fatos de Cora Coralina:

01° Quem é Anna Lins?

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi poeta e contista, nasceu em 20 de agosto de 1889 na cidade de Goiás. Morou com os pais na Casa Velha da Ponte, local muito retratado em seus poemas e que hoje é um museu.

Anna Lins Ficou conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina.

02° Pseudônimo

Seu primeiro livro só foi publicado quando ela tinha 75 anos, mas sua história com a arte da escrita começou ainda na adolescência.
Junto com suas amigas, ela montou um jornal da cidade e foi nele que ela começou a publicar seus poemas, contos e crônicas sob o pseudônimo de Cora Coralina, que significa “Coração Vermelho”.
Ela dizia que Anna era um nome muito comum, mas Cora era único.

03° Foi morar em São Paulo

Em 25 de novembro de 1911, Cora Coralina saiu da Cidade de Goiás com destino ao interior do estado de São Paulo, acompanhada de Cantídio seu companheiro, juntos tiveram seis filhos, porém, dois morreram. Cora Coralina ficou viúva em 1934 e, desde então, passou a trabalhar para garantir o seu sustento.

Foi vendedora de livros e trabalhou principalmente na roça.

A autora publicou artigos em jornais locais e engajou-se em diversas atividades comunitárias.

04° Voltou para Goiás

Em 1956, regressou à Cidade de Goiás para a velha casa da infância. Com poucos recursos, passou a se sustentar a partir da produção e vendas de doces, ofício que por muito tempo realizou.

Cora dividia o tempo entre o fazer literário e a culinária. E foi só aos 70 anos que ela Aprendeu a datilografar. (Escrever na máquina)

“A minha terra, que sempre esteve presente ao meu emocional. Nunca me apaulistei, nunca deixei de ser mulher goiana e mais que tudo, mulher sertaneja, com todas as marcas de uma mulher sertaneja que me orgulho”.

05° Premiações

Cora publicou seu primeiro livro já idosa, mas em pouco tempo conquistou as pessoas com suas palavras. Retratou através dos seus escritos, o cotidiano e figuras marginalizadas na sociedade. Fez da sua existência poesia e deu voz as injustiças da vida.

Ela ganhou inúmeras premiações, mas destaco três:

1980 – Homenageada pelo Conselho Nacional das Mulheres do Brasil (Rio de Janeiro – RJ).

1981 – Troféu Jaburu, concedido pelo Conselho de Cultura do Estado de Goiás.

1984 – Primeira escritora brasileira a receber o Troféu Juca Pato, da União Brasileira de Escritores.

Cora Coralina

━━━━━━ ⊙ ━━━━━━

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa figura tão importante da nossa literatura nacional. Comentem aqui embaixo o que vocês acharam e me indiquem quais outros personagens vocês tem curiosidades de saber.

Att,

Lucas Aquino

Deixe um comentário